sexta-feira, 5 de março de 2010

Fiestas!!!!!!

Eu costumo dizer que os Espanhóis são os Brasileiros da europa. Só querem festa, cerveja, futebol e não é praia todos os dias porque o tempo não ajuda. Mas em vez da praia, o inverno é passado nas estâncias de ski, nas muitas estâncias de ski!!

E, agora que vai entar a Primavera (não sei quando, porque sol, nem vê-lo!), vão começar a festarolas e duram até sei eu lá quando!!!

E é com cada uma!!!

Valencia já começou! Chamam-se " Las fallas" e é em honra de S. José.

O cheiro de pólvora, estrondosas explosões, enormes torres em chamas...

Las Fallas é uma festa com todos os tipos de ruídos, explosões e barulhos. Os moradores da cidade organizam-se durante todo o ano para construirem dezenas de gigantes esculturas de madeira e papel, geralmente sátiras de pessoas e animais, conhecidas como "fallas". Estas esculturas, construídas por equipas de técnicos e arquitectos, chegam a alcançar mais de vinte metros de altura!

O auge da festa é quando as melhores fallas são premiadas e depois queimadas por toda a cidade, no que poderia ser considerado o maior festival pirotécnico do mundo!

E fartam-se de rebentar bombinhas!!! E dura até 19 de Março, Dia de S. José, claro!!!

E são doidinhos!! É com cada festa!!! É atirar tomates, é atirar laranjas, é andar com a Santa ás costas, é sei lá eu mais o quê!! E não falo no S. Fermín, porque, igual a essa há milhentas durante o verão, em toda a Espanha. A de Pamplona só é a mais famosa porque o Ernest Hemingway resolveu falar dela num livro seu. Pronto, faz a fama e deita-te na cama!!!

Sem comentários: