sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

El Mielotxin!


Ora vamos lá aproveitar este cantinho da blogosfera para incrementarmos um pouco a nossa cultura geral. Da minha parte, irei contribuir com um pouco das tradições navarras que me vão apresentando tanto na escola, como na troca entre conversa com amigos. Vocês vão-no fazendo nos comentários, sim? Então, 'bora nessa Vanessa!!! 


E este é o primeiro: El Mielotxin! (caralhinho de nome! Mas essa dos nomes há-de dar outros posts porque aqui há com cada um mais estapafurdio!!!! O Mr.T. andou aí numa fase que perguntava a toda a alminha que andava " Como te llamas?" ao que as alminhas respondiam, claro! A coisa corria bem quando os nomes eram tragáveis, mas a maioria das vezes resultava numa paragem na cassete do puto, que ficava a olhar para eles com uma cara de Shrek e Donkey quando chegaram ao Reino do Lord Farkuaad... )



Hã????? 

Voltando ao Mielotxin ou Mikel Otxin... O dito cujo foi o escolhido para os disfarces de Carnaval dos putos de 4 anos na escola do Mr.T.. É uma personagem tradicional do Carnaval de Lanz (esta parte dava mais um parêntesis mas deixo para o próximo post, senão este passa a ser um testamento!).É um malvado bandido que representa os maus espíritos. É capturado na Segunda-feira e passeado pela povoação ao ritmo da musica tradicional. Na Terça-feira, após dar outro passeio é... QUEIMADO, enquanto o pessoal dança em volta da fogueirinha que consome o desgraçado!!!  

Muito bonito explicar esta merda a um puto de 4 anos, que passou a semana toda a dizer que vão "quemar o Mielotxin, porque "es malo"!"

Hoje, como é o ultimo dia de escola antes das férias de Carnaval, lá queimaram o dito... mas, como a psicologia deve ter falado mais alto, e antes que a escola tivesse que gastar fortunas em psicanálise para aquelas criancinhas que queimaram o desgraçado naquela manhã fatídica, decidiram queimar um saco com os desejos maus lá dentro. A maioria dos desejos que entraram no saco do Mr. T. foram: não dar pontapés, não bater, não dar murros, não fazer buracos na camisola, não desobedecer, não fazer mal ao mano, não portar mal na piscina, " não escapar á mãe" - isto prova que o que eu digo não entra a 100 nem sai a mil...apenas se perde nas profundezas de um cérebro que trabalha a energia nuclear e não a carvão, como o meu, até que acaba por ver a luz do dia!!!!!

E foi assim... foi vestido de calças escuras, um lencinho e uma faixa na cintura, ambos vermelhos, e uma camisola pintada por nós, porque, encontrar uma igual ao original era tarefa dantesca!!!! O chapéu foi feito por ele na escola e foi o que originou o Buraquinho na Camisola!

E aqui está o meu Mielotxin!!!










Sem comentários: