quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ir para fora, aí dentro!!

Acho muito bem que todos deveríamos primeiro fazer férias no nosso país. Dividir o mal pelas aldeias. Uma semana dentro e uma semana fora, por exemplo. Eu sou sincera, não conheço muitos sítios da nossa terrinha como por exemplo, os Açores ou a Madeira, mas hei-de lá ir, se Deus quiser. E também não sou muito viajada, portanto, não tenho grandes termos de comparação.

Uma coisa vos digo, o nosso país é lindo e não fica nada a dever aos outros. Tanto falam no sul de França, na Côte d'azur e afins! Tem os seus encantos, sim, mas as praias senhores, as praias são de CALHAUS!!!! Pedras redonduchas, como as nossas do rio e onde esticar uma toalhinha e deitar é o mesmo que nos transformarmos num faquir de água salgada!!!! Castelos? Tragam o cimento e ficam lá para sempre!! A praia de Cannes tem uma extensão enorme: calhau. Nice idem. Saint Tropez tem barcos. Não sei. Não há como as nossas. Há praias em Espanha de areia negra (bah!), areia mais grossa, etc.

O nosso país é um paraíso verde. Verdinho. À beira mar plantado. No Alentejo nem tanto, mas tem um encanto próprio. O "alentejo" espanhol parece um deserto. E é um deserto. Casas, pouquinhas, muito afastadas as povoações. Demasiado despovoado. A França é igual. Tem umas pinceladas de verde no meio das grrraaannndddeeesss planícies. De perder de vista. Têm ambas bosques lindos, é verdade! Parecidos com a Serra do Buçaco. Não digo que não são bonitos. São!! Mas nós também somos. Temos é um GRANDE defeito. Tudo o que é dos outros, é melhor que o nosso.

Não falo da comida, porque a nossa paparoca é fantástica. Mas a francesa também é muito boa. Boa mesmo. Temos é que ser bons garfos e comer de tudo, feito de qualquer maneira: cozido, assado, grelhado, frito... e apresentado cheio de friques friques e em pratos grandes. Ou então não são os pratos que são grandes, a comida é que é pouca!!!

Outra coisa que eu prezo muito, mas muito, é a ÁGUA! Foda-se, que eu quando saio de casa, só bebo coca-cola porque não há água como a nossa!!! Que água de merda tem esta europa! Salobre! Cheia de minerais. Eu vejo sempre a composição, para ver se apanho uma com uns bicarbonatos baixinhos como os nossos, tipo 41 ou 42 mg/l, mas não, é tudo de 400 para cima!!! Aqui em Espanha a minha salvação, por incrível que pareça, é uma água que em Portugal eu não consigo beber: Aquarel, da Nestlé. Mas aqui há de duas nascentes diferentes e eu bebo a única que é boa: da nascente de Jaras, Badajoz. O resto, e eu já procurei e provei de tudo, não vale nada. Um vómito. Lá fora, igual! E pior!!



Portanto, 'bora lá fazer férias aí dentro. Eu vou!!! Uma semaninha para os Algarves, fazer um pouquinho de praia com os putos. Não é o meu passatempo favorito porque odeio sentir-me um croquete, mas, faz bem á saúde e o Mr. T. adora, claro! O Mr. G ainda não sabe!


Umas ideiazinhas: http://www.visitportugal.com/


A costa alentejana, a costa alentejana, né, Maria??

1 comentário:

Gisela Baptista disse...

Eu afirmo orgulhosamente que conheço Portugal de lés a lés e Ilhas (sim amiga o ano passado fui ao Açores e este ano comecei na Madeira :D) e sei que não há nada melhor do que o QUE É NOSSO!!É obvio que gosto de viajar e conhecer novas culturas mas nada se compara ao NOSSO CANTINHO - PORTUGAL :D
e a costa alentejana Lagoa de S. André que saudades :D